Benefícios do aquecimento solar

Publicado em 16/07/2014

Com a constante discussão sobre o fim dos combustíveis fósseis, começou-se uma grande busca por alternativas de energias renováveis e que não causem impactos ambientais. Uma dessas alternativas é a energia solar térmica.

Hoje no Brasil, tem-se utilizado a energia solar para o aquecimento de água. Com essa utilização, reduz-se o uso do chuveiro elétrico que, no horário de pico, é um dos grandes responsáveis pelo alto consumo da energia elétrica, exigindo altos investimentos das distribuidoras para suprir essa demanda.

Cada m² de coletor solar instalado, utilizado durante um ano, equivale a: 56 metros quadrados de áreas inundadas (hidrelétricas);
215 quilos de lenha;
66 litros de diesel;
55 quilos de gás.

Com a instalação do Sistema de Aquecimento Solar (SAS), há uma economia de até 50% na conta de energia elétrica. Com isso todo o investimento inicial retorna, no geral, entre 0 e 24 meses, mas a tendência é de queda desse prazo ao longo dos próximos anos. Como o sistema tem uma vida útil de 15 a 20 anos em média, a sua utilização é muito vantajosa.